Abrir uma Franquia é uma ótima escolha para os empreendedores que buscam um novo negócio para investir, mas ao mesmo tempo essa escolha pode se tornar um grande empecilho para o Empreendedor, uma vez que as responsabilidade de ambas as partes não estejam bem definidas para tanto o Franqueado quanto o Franqueador obterem sucesso em seus empreendimentos.
Responsabilidades do Franqueador:
– Transferir conhecimentos (Know-How)
Essa é uma das responsabilidades mais importantes do Franqueador, pois cabe à ele passar para o Franqueado o seu conhecimento e know-how adquirido após a maturação do negócio, levando em conta tudo o que foi preciso para desenvolver, testar e aprovar o modelo de Franquia.
– Fortalecer a gestão e o posicionamento da marca
Boa parte dos royalties de uma Franquia geralmente são destinados para o suporte ao Franqueado e crescimento da rede, pois além de proteger e promover a marca, o Franqueador está sempre preocupado em desenvolver novos produtos e serviços para aprimorar ainda mais a sua rede, visto o quanto isso é importante para a manutenção da competitividade diante do mercado.
– Definir padrões e processos a serem cumpridos
Estabelecer Normas, Processos, Manuais, Políticas e Padrões a serem executados pelos Franqueados, no que se refere à implantação, operação e gestão das respectivas Franquias é de suma importância para o bom funcionamento do empreendimento, tendo em vista que para definir este modelo de negócio o Franqueador desenvolve soluções e técnicas de acordo com as necessidades da sua rede.
– Oferecer treinamentos constantes
Capacitar os Franqueados de forma qualificada para auxiliar, orientar e motivá-los em todos os processos do negócio, principalmente no que diz respeito ao cumprimento das Normas, Políticas e Padrões da Franquia. Além da responsabilidade de manter os Franqueados atualizados e em treinamentos constantes para que eles possam acompanhar as inovações e melhorias que foram implantadas pela rede.
Responsabilidades do Franqueado:
– Realizar e manter o sistema determinado pelo franqueador
Para manter a qualidade do atendimento estabelecido pela Franqueadora é fundamental que o Franqueado siga os padrões e processos definidos pela rede, pois a qualidade e a expectativa percebida pelo cliente deve ser a mesma em todas as unidades, para que assim a marca transmita os mesmos valores e essência independente da localização, principalmente tratando-se de produtos, serviços e fornecedores homologados e/ou autorizados pela Franqueadora.
– Contribuir com a gestão e o posicionamento da marca
Mesmo fazendo parte de uma Rede de Franquias é de responsabilidade do Franqueado realizar uma boa gestão da sua unidade para alcançar os resultados financeiros esperados. Além disso ele precisa manter o ponto sempre bem conservado, organizado, com equipamentos em bom funcionamento e uma equipe de funcionários eficiente e treinada para atender seus clientes.
– Pagar taxas e royalties
Para o bom funcionamento da rede como um todo, é fundamental que os Franqueados paguem as taxas do fundo de marketing e os royalties, caso seja determinado pela Franqueadora, pois boa parte desses valores são investidos em inovações e formas de promover a marca como um todo, dando mais credibilidade e reconhecimento para a Franquia.
– Não deixar a franquia estagnada, perdendo sua qualidade
A relação entre o Franqueado e Franqueador deve ser de forma conjunta para que ambos possam promover a marca e fazer com que o negócio esteja em constante evolução. Mas principalmente cabe ao Franqueado se preocupar com a qualidade do atendimento prestado para o cliente final, tendo em vista que qualquer fator positivo ou negativo relacionado ao uso da marca por uma unidade acaba tendo impacto sobre a imagem da rede como um todo.
Quando cada parte conhece bem seus direitos e deveres, o negócio avança e gera resultados positivos para ambos os lados.
Precisa de apoio em algumas dessas áreas e não quer ficar com o negócio estagnado?
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