fbpx

Desempenho do setor de franquias em 2020

Desempenho do setor de franquias em 2020

 

Porém, mesmo com essa diferença entre um ano e outro, de modo geral o setor não teve grandes perdas, inclusive no 4° trimestre de 2020 o setor cresceu 22,8% comparado ao trimestre anterior do ano, segundo a ABF. Isso foi provavelmente ocasionado pela fase de estabilidade da pandemia que fez com que o consumidor tivesse um pouco mais de segurança, aquecendo o franchising, principalmente quando vamos analisar outros negócios que não são franquias.

 

Balanço Geral de 2020

 

Como já foi dito, o faturamento de R$ 167.187 bilhões em 2020 representou uma queda de 10,5% no setor, segundo a ABF. Em contrapartida, alguns segmentos em específico viram seus números crescerem, o que foi algo extremamente positivo no meio dessa pandemia.

O de Casa e Construção teve um aumento de 12,8% e o de Saúde, Beleza e Bem Estar cresceu 3,1% . Apesar das dificuldades, ambos conseguiram se destacar pelo faturamento, tanto pelos novos hábitos de consumo da população, quanto pelo investimento em tecnologias e novos meios de comunicação digital, algo fundamental para qualquer negócio, independente da pandemia.

No quesito expansão de unidades, o franchising brasileiro teve um saldo negativo de -2,6%, o que se pensarmos bem representa uma pequena fração comparado aos outros milhares de negócios que não são franquias e também tiveram suas portas fechadas, infelizmente!

Nesse ponto o treinamento e suporte oferecido pelas redes franqueadoras se mostrou cada vez mais essencial para que os franqueados conseguissem gerir suas unidades em tempo de crise. A isenção das taxas mensais também foi um alento importante para aqueles que se mantiveram abertos.

 

Projeções para 2021

 

Sabemos que 2021 ainda tem muito chão pela frente, mas mesmo assim muitos empreendedores já se mostram otimistas com esse novo ano para as franquias no Brasil.

O Índice de Confiança Empresarial fechou 95 pontos em dezembro de 2020, segundo o FGV-IBRE, o que mostra uma certa melhora entre os que acreditam na recuperação econômica.

Já para o faturamento do franchising, a expectativa até agora é de um aumento de 8%. Para as unidades e geração de empregos há uma projeção crescente de 5% para ambos, de acordo com os dados da ABF.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Focamos na formatação, implantação, gestão, expansão de negócios e franquias, com um time de profissionais qualificados e especializados em todas as áreas do franchising