Com o faturamento de R$ 47,203 bilhões, um aumento de 6,1% em relação ao mesmo período do ano passado, o setor de Franquias no Brasil termina o terceiro trimestre de 2019 em alta, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising). Anteriormente a receita era de R$ 44.479 bilhões.
Isso faz com que muitos empresários e empreendedores fiquem mais otimistas para investir neste setor e abrirem suas próprias franquias, resultando na retomada econômica e na melhora do desempenho no franchising brasileiro.
Segmentos em destaque
Como de costume o mercado de franquias segue na contramão da crise. Novamente todos os 11 segmentos tiveram um crescimento positivo neste terceiro trimestre, porém, segundo a ABF, 4 em questão tiveram um aumento mais significativo de seus números, sendo eles:
Casa e Construção
Com um crescimento de 9,1% as franquias deste setor foram as que mais se destacaram neste trimestre. Graças ao aumento da escala de produtos e serviços, investimentos em qualificação e a integração entre a indústria e lojas, é que este segmento teve ótimos resultados nos últimos meses.
Moda
Em virtude dos novos comportamentos dos consumidores, muitas marcas fizeram um redesign de alguns produtos e outras tiveram um crescimento das suas vendas online. Neste caso, gerando um aumento de 8,6% no faturamento deste setor, somando um total de R$ 6.104 bilhões.
Comunicação, Informática e Eletrônicos
Somando R$ 1.467 bilhões, o crescimento deste setor foi de 8,3%. Esse resultado foi consequência do aumento da demanda para este tipo de serviço, a abertura de novas unidades e a expansão das empresas de gestão de meios de pagamento.
Hotelaria e Turismo
Obtendo um aumento de 7,2%, este segmento foi destaque devido a melhora do quadro macroeconômico, que fez com que as franquias já existentes deste setor tivessem uma ampliação do seu faturamento. A operação de novas companhias aéreas low cost no Brasil também contribuiu para este resultado.
Aumento na geração de empregos
Com o crescimento do número de franquias abertas e por consequência a necessidade de mais mão de obra para atender suas demandas, a taxa de geração de empregos diretos pelo franchising teve um aumento de 4% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo os dados da ABF, somando um total de 1.342.618 postos de trabalhos.
De acordo com o presidente da ABF, André Friedheim, “O setor de franquias apresentou um ritmo de geração de empregos superior à média nacional, alavancado pela abertura de novas unidades e também pela preparação para eventos sazonais como Dia das Crianças, a BlackFriday e até mesmo o Natal.”
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