fbpx

Formatação de Franquias e Expansão de Negócios

Mundo VUCA: O que é e como lidar

Mundo VUCA: O que é e como lidar

Vocês já ouviram falar do Mundo VUCA? Caso não, nós da CNXLINE pensamos em compartilhar esse novo cenário do novo mundo com vocês, vejamos:
Para começar a sigla VUCA foi criada pelo exército norte-americano em meados de 1990 na Guerra Fria para contextualizar a situação do mundo repleto de incertezas e desafios da época. Com o passar dos anos, o mundo dos negócios também adotou esse termo para descrever as imprevisibilidades e a rapidez com que as coisas mudam.

Volatility (volatilidade):

A velocidade com que as coisas mudam no mundo dos negócios os tornam cada vez mais imprevisíveis. Com novas tendências e tecnologias surgindo a cada momento ficou muito mais complexo fazer um planejamento para lidar com as mudanças.
Trabalhar com eficiência e eficácia requer mais esforço das organizações e empresários que precisam tomar decisões o mais rapidamente para se adaptarem a esse “novo mundo”.

Uncertainty (incerteza):

Mudanças no cenário mundial acontecem a todo momento. Mesmo com uma quantidade quase infinita de informações é pouco provável conseguir prever o amanhã. Isso faz as incertezas surgirem e com ela a dificuldade de planejar um futuro para os negócios.

Complexity (complexidade):

Em um ambiente cada vez mais complexo sem padrões pré definidos, os modelos de gestão tradicionais e engessados deixaram de ser parâmetro para tomadas de decisões.
Estamos em um contexto onde diversos fatores estão interligados gerando inúmeras possibilidades negativas ou positivas.

Ambiguity (ambiguidade):

Com tanta informação acontecendo ao mesmo tempo ao redor do mundo, existe uma dificuldade em encontrar uma solução absoluta. Possibilidades diferentes geram caminhos diferentes, mostrando para as empresas que a busca por uma solução pode gerar múltiplos impactos em sua operação.

Como lidar com os desafios

O Mundo VUCA não permite que tenhamos uma previsão certeira do que pode acontecer, isso porque há fatores como: mudanças de comportamento dos clientes, surgimento de novas tecnologias e grande volume de informações. A situação “obriga”  os negócios a se adaptarem para que não fiquem obsoletos e deixados de lado.
Os profissionais precisam ter novas habilidades para contemplar todas as necessidades, buscando soluções criativas e inovadoras para seus negócios.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Focamos na formatação, implantação, gestão, expansão de negócios e franquias, com um time de profissionais qualificados e especializados em todas as áreas do franchising

Abrir WhastApp
Fale com nossos especialistas!
Olá!
Deseja saber mais sobre formatação de franquias?
Chame aqui, um de nossos especialistas