fbpx

Franquias de Delivery: Cuidados na operação

Franquias de Delivery: Cuidados na operação

Mesmo com um modelo de atuação com os processos e procedimentos padronizados e organizados é importante ressaltar que as franquias com operações de delivery comparadas a de um restaurante físico são totalmente distintas. Cada estrutura depende de recursos e administrações diferentes, principalmente no que se refere a otimização de recursos.

Tempo

Para ter uma boa administração do tempo é importante mapear todos os processos e procedimentos do início ao fim do delivery, assim você terá uma boa noção da sua cadeia de produção e quais recursos precisam de mais atenção, como por exemplo o tempo médio entre uma entrega e outra. 

Quando pensamos em uma franquia que trabalha no modelo loja física com delivery o espaço e tempo precisam estar bem organizados para atuarem em conjunto. Clientes insatisfeitos com atrasos podem acabar prejudicando a reputação da marca em avaliações nas plataformas de entrega. 

Lembrando que um “pequeno” erro pode causar um grande prejuízo para o seu negócio, seja com embalagens, motoboys, reembolso de pedidos ou a difamação da marca. 

Embalagem e Transporte

Outro fator importante é encontrar uma embalagem que se adapte ao seu tipo de produto. Neste caso a franqueadora tem que pensar em como o seu produto vai ser transportado, por exemplo: pense que a moto pode subir uma rua íngreme com seus produtos balançando, a comida pode perder a crocância com caixas que formam umidade, entre outros. 

E claro que alguns pontos sempre poderão ser aprimorados com o tempo, mas é fundamental que a franqueadora defina quais embalagens são apropriadas para seus produtos de forma padronizada para a rede, afinal a embalagem é um dos primeiros contatos do cliente com a marca no momento da entrega. 

Por isso é essencial procurar embalagens em que o produto chegue o mais preservado possível para o cliente (temperatura adequada e sem danificar os produtos)

Outro detalhe importante é o visual da embalagem. Sempre que possível personalize as embalagens com o logo, muitos clientes gostam de tirar fotos e marcar a empresa em suas redes sociais, o que gera mais credibilidade para a marca como um todo. 

Canais de Venda

Seja através de marketplaces como Uber Eats, IFood, Rappi ou canais próprios como o WhatsApp e websites, é fundamental fazer uma boa administração e oferecer suporte aos franqueados para usarem esses canais de venda.

Saber as condições de pagamento, entregas e taxas são fatores que poderão influenciar na administração de cada um, principalmente quando falamos de redes que possuem unidades próximas com determinados raios de atuação. Assim a franqueadora terá uma dimensão dos custos em cada canal, adaptando a viabilidade dos seus franqueados. 

Fazer parcerias com os marketplaces também pode ser uma boa oportunidade, principalmente quando há um poder de barganha entre as partes pela quantidade de unidades e pedidos feitos no canal. Dessa forma as unidades poderão oferecer descontos especiais e aparecer em destaque em ações dentro dos aplicativos. 

Ficou com mais dúvidas ou precisa aprimorar a estrutura de Delivery do seu negócio? Nossos especialistas estão prontos para te ajudar neste projeto, é só falar conosco!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Focamos na formatação, implantação, gestão, expansão de negócios e franquias, com um time de profissionais qualificados e especializados em todas as áreas do franchising