Negócios Familiares: conheça as vantagens e desvantagens

No Brasil é muito comum encontrar negócios familiares, principalmente devido a confiança e o apoio que os empreendedores recebem de seus parentes, mas apesar de ser uma prática comum muitos negócios familiares acabam tendo dificuldades em sua operação e gestão. 

Como um negócio familiar pode ser constituído por alguns membros da família atuando em diversos setores da empresa ou também apenas fazendo parte da diretoria ou quadro societário, alguns empresários encontram dificuldades em separar a “vida pessoal” da “vida profissional”. 

Vantagens do Negócio Familiar

Por se tratar de um negócio onde muitas vezes ele será passado de geração em geração, os familiares que trabalham na empresa conseguem se identificar com os valores e ter mais compromisso com o negócio, assim muitas vezes gerando um resultado positivo em sua operação. 

Investir na profissionalização familiar também pode ser visto como um grande ganho para a empresa, pois se tratando de um negócio onde as gerações futuras estão inseridas na marca, a capacitação é uma grande vantagem quando feita constantemente para que os gestores futuros estejam aptos para gerenciar o negócio obtendo um crescimento mútuo. 

Desvantagens do Negócio Familiar

Apesar da maioria das empresas brasileiras serem classificadas como negócios familiares, segundo o IBGE, apenas uma pequena parcela deste segmento consegue chegar na terceira geração de seus sucessores. 

Uma das grandes desvantagens de ter um negócio familiar está ligada a incapacidade de separar os dois ambientes. Tomar decisões com interferências emocionais que possam tender mais para os interesses pessoais é um grande malefício para a empresa, principalmente quando percebida por outros funcionários. 

Outra desvantagem para o crescimento do negócio familiar é a resistência que alguns membros possam ter com relação às mudanças.  

É comum uma empresa chegar no estado de estagnação onde uma parcela dos familiares gostariam de realizar mudanças benéficas para o crescimento do negócio, como uma formatação de franquias, por exemplo, enquanto outros estivessem acomodamos na mesma situação por receio de executar novas mudanças, o que no geral pode ser uma fatalidade para a companhia.

A falta de controle sobre a hierarquia e tomada de decisões também se tornam desvantagens quando os membros do negócio familiar não conseguem entender o papel de cada um, e interferem em decisões ou em casos onde não fossem necessários por acreditarem que está “tudo entre família”. 

Por fim, é importante lembrar que não existe empresa perfeita, seja ela um negócio familiar ou não, o fundamental é entender quais as vantagens e desvantagens do modelo e refletir o quanto esses fatores estão interferindo no crescimento e prosperidade da empresa. 

5 comentários em “Negócios Familiares: conheça as vantagens e desvantagens”

  1. hi!,I like your writing so a lot! share we be in contact
    more approximately your post on AOL? I need a specialist
    in this space to solve my problem. May be that’s you!
    Having a look forward to see you.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *