Como escolher o perfil do Franqueado

Muitos Franqueadores se perguntam qual o perfil do Franqueado ideal, mas infelizmente não existe uma fórmula secreta para esta pergunta. Cada Franquia possui características únicas que fazem os seus modelos de negócios prosperarem, por isso o perfil “ideal” para os seus Franqueados vai depender de uma série de atributos que poderão influenciar no bom funcionamento das unidades. 

Quais caracteristicas levar em consideração

Algumas características são consideradas indispensáveis na seleção do Franqueado, principalmente por se tratar de alguém que vai administrar uma franquia com um CNPJ próprio. Por abrir um negócio onde a marca conhecida pertence a um todo maior ( Franqueadora), fatores como comprometimento, boa gestão e foco organizacional quase sempre são imprescindíveis. 

Outras qualidades podem ser mais ou menos importantes de acordo com o segmento do negócio, ajustando-se aos manuais e normas de funcionamento da Franqueadora.

Comprometimento

Além de ser apaixonado pelo segmento em que atua, o Franqueador deve buscar um Franqueado que tenha em mente que um dos principais fatores para o sucesso da sua unidade vai depender do nível de comprometimento e responsabilidade que ele terá em manter a qualidade do atendimento ao cliente, exposição e preparo dos produtos, controle de estoque… tudo que envolva deixar o seu ponto de vendas organizado, cumprindo com as normas e padrões estabelecidos pela Franqueadora.  

Além disso, o franqueador deve deixar claro que por ser dono do próprio CNPJ, o nível de dedicação e trabalho do franqueado será muito maior do que se ele fosse um funcionário. Não é por estar abrindo uma franquia que a garantia de sucesso estará assegurada sem nenhum esforço por parte dele.  

Dinamismo Profissional

Ter o dinamismo como característica pode ser um grande trunfo no meio empresarial, principalmente para administrar uma franquia. Manter um bom relacionamento com os clientes, fornecedores, funcionários e ainda preservar os padrões de qualidade estabelecidos pela Franqueadora requer muito dinamismo do Franqueado, por isso essa característica é considerada importante por muitas Franqueadoras.                                                            Mais do que “apenas” movimentar-se, ser dinâmico requer muito conhecimento sobre o que se trabalha, a ponto de conseguir prever as necessidades e soluções para o ambiente da unidade franqueada. 

Gestão Empresarial

Independente de fazer parte de uma Rede de Franquias, é responsabilidade do franqueado 

proporcionar uma boa gestão da sua unidade para que ela alcance os resultados financeiros previstos. 

Cuidar do ponto de venda, capacitar e monitorar a equipe de funcionários são características básicas para ser um bom gestor da franquia. Além do mais, ter controle financeiro e contábil é uma característica fundamental para essa função, pois o Franqueado deve conhecer todos os detalhes do seu faturamento e pagamento de taxas, para garantir que os recursos estão sendo bem aproveitados

Depois disso, é importante deixar claro que não existe “receita mágica” para escolher o franqueado ideal, mas sim um conjunto de características que influenciam no bom funcionamento da unidade franqueada. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *